Greve dos Professores de São Paulo 2010

greve professores sao paulo

O colunista Gilberto Dimenstein publicou hoje um texto descabido na Folha de São Paulo sobre a greve dos professores estaduais de São Paulo, com o título “uma greve contra os pobres”.

Os comentários de professores incrédulos com o colunista são a melhor parte da polêmica. Um comentário em particular é perfeito, escrito por Márcio Ferro:

Sou professor da rede estadual há oito anos e ocupo dois cargos como professor desde 2005. Este ano decidi que será o último no qual ocupo estes cargos. A partir do ano que vem mudarei de carreira e, infelizmente, largarei a profissão que um dia imaginei que desempenharia e que seria aquela que me realizaria como profissional e ser humano.
Estou cansado de ser tratado como um lixo pela política educacional (ou pela falta dela) do governo do estado de São Paulo. Sem um plano de carreira, sem condições de trabalho dignas, lidando semanalmente com mais de mil alunos (21 turmas x 50 alunos), recebendo um salário ridículo, sem nenhum benefício, tendo que pagar para tomar conta dos carros da escola, comprar água, sem horário para refeição, sofrendo com a violência por parte da comunidade (já levei tiros em porta de escola e fui agredido e presenciei agressões aos meus colegas), sem um apoio pedagógico realmente eficaz, entre muitos outros fatores.
Mas o que mais me chateia são as opiniões do senhor, Sr. Gilberto Dimenstein. Estou cansado de ser tratado em seus comentários como um mercenário que só pensa em dinheiro, ou como um alguém que falta quase que diariamente ao trabalho por pura negligência. Não aguento mais! Suas colunas também foram determinantes para me levar a tomar a decisão de largar o magistério. Meus amigos (que não são professores) leem suas opiniões e acham que estou aumentando a situação, que estou mentindo, pois ao lerem sua coluna e verem a propaganda do governo estadual, acreditam que a escola pública está uma maravilha.
Peço ao senhor que, ao publicar suas próximas colunas, pense, mas pense muito, em quantos professores o senhor está desmotivando. Informe-se, procure, estude e – acima de tudo – conheça a realidade das escolas estaduais das regiões periféricas. O senhor mesmo já percebeu que a atratividade da carreira do magistério é quase nula frente aos jovens concluintes do ensino médio. Trabalhe para valorizar a educação e não políticas educacionais pautadas pela economia e sem foco no ser humano.
Afirmo que estou em greve! Não só por salário, mas para que o filho do pobre – ao qual o senhor se refere em sua coluna – possa chegar ao fim do ensino médio com condições de igualdade para disputar com o filho do rico uma vaga no mercado de trabalho ou em uma universidade, sem precisar de cotas. Não aguento mais ver alunos sem saber ler e escrever egressos da escola pública. Formados. Porém sem esperanças e sendo motivo de piadas.

E você, o que pensa da greve? Deixe um comentário com a sua opinião.

Siga por aqui

Assine gratuitamente nossa newsletter para receber atualizações.

66 Respostas para “Greve dos Professores de São Paulo 2010”

  1. aguimar
    04/05/2010 em 17:55 #

    caro: Renato Franleight nós professores do estado de São Paulo não trabalhamos no Rio de Janeiro cada estado com sua política, mas ja que voce esta tom interessado em saber o piso do professor é de 900 reais para encarar a responsabilidade em educar a nação ,do estado mais rico da federação

  2. Renato Franleight
    23/04/2010 em 9:03 #

    Achei estranho o fato de que em dezenas de comentários dos professores de São Paulo, xingando o presidenciável José Serra, nenhum(ou nenhuma) delas, diz guanto ganha.
    No Estado do Rio de Janeiro, o (des)governador SERGIO CABRAL FILHO(apoiado pelo lula e petistas), paga um salario inicial de R$540,65.
    Quanto é o salario inicial de vocês ?

  3. AMANDA
    29/03/2010 em 21:54 #

    Quando volta as aulas
    Alguém sabe me informar?
    Obrigada

  4. Renata
    25/03/2010 em 10:38 #

    Querido Bruno

    Os alunos que precisam prestar vestibular, poderia fazer essa pergunta ao nosso estimado governo… vc não concorda?

  5. Bruno
    20/03/2010 em 19:32 #

    A greve é justa, porém prejudica os alunos do terceiro colegial que pensam em prestar vestibular no fim do ano.
    Como ficam esses alunos?
    Fazem a “greve do vestibular” também?

  6. Ligia
    14/03/2010 em 22:20 #

    À vc André Midnight:
    Com todo ” respeito” vai crescer, garoto.O mundo vai muito além dessa sua ignorância barata…vc é ridículo!

  7. Reginaldo
    13/03/2010 em 20:36 #

    Elismack,
    Em tempo. As pessoas que convivem comigo durante a semana são meus alunos, que eu adoro, minha família e meus amigos, mas nos finais de semana (todos) quem convive comigo são idosos de um asilo onde presto serviço voluntário. Você já deu banho, comida, água, trocou fralda, contou histórias para velhinhos abandonados pela própria família. Eu faço isso voluntariamente todo final de semana e quando não estou no asilo, estou vestido de palhaço, no hospital do câncer alegrando crianças doentes. E você? O que faz? Provavelmente nada! COITADA!!!!!!! Outro abraço.

  8. fabia bellato
    13/03/2010 em 20:22 #

    Só queria dizer ao Serra, que volte para a escola ,pois está com problema,não sabe contar.Eu fui na paralização e dizer que tinha apenas 8000 pessoas é piada ,porque não colocam a foto da consolaçao tomada até a república ,ai sim teriam a noção da quantidade de pessoas!
    E dizer também aos caras colegas que ainda não aderiram á greve ,o que pensam? Será que conseguem colocar a cabeça no travesseiro e dormir tranquilo com o massacre do governo, e deixando os outros lutarem por eles?
    Chega Serra !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  9. Reginaldo
    13/03/2010 em 20:21 #

    Elismack, infelizmente ainda tem pessoas ignorantes que pensam que se professor é um dom. Repito: ser professor é ser profissional. Um médico não salva a vida do seu paciente por amor, mas porque ele é um profissional da saúde. Ele não fica passando a mão na cabeça do doente chamando-o de queridinho. É claro que, percebe-se, você é altamente manipulável, por isso sua visão tão superficial e tão acrítica da educação. E sim, sou professor. E porque GOSTO! tenho 3 diplomas do Ensino Superior e estou cursando o 4º. Tenho infinitos cursos de atualização e pós graduação.
    Sou esclarecido o suficiente para dizer que com mais pessoas pensando como você o País só tem um futuro:o fundo do poço. Sou professor porque gosto repito, e sinto prazer na PROFISSÃO que escolhi, mas isso não significa que tenho que ficar feliz com o salário que ganho. Sou professor do Estado e também formo professores na faculdade em que leciono. Professores que como todos nós escolheram a profissão de ensinar, não de ser babá. Pessoas simples como você não compreende a complexidade de um processo educacional. Não é só deixar o filho para outros tomarem conta. A educação é mais que isso.É formar homens e mulheres que pensam criticamente a real situação do país. Pessoas como você só enxergam a escola quando diante de uma greve não tem para onde mandar os filhos. Um Grande ABRAÇO!!!

  10. Elismack
    13/03/2010 em 18:59 #

    Moacir Teles Maracci, agradeço a sua colocação, e sim, vc tb tem razão, talves este aluno devesse não generalizar, concordo. Imagino pelo que escreveu que você seja uns dos poucos bons professores que restaram, e gostaria muito de que meu filho tivesse a sorte de tê-lo um dia como professor dele. Me paarece gostar do que faz, pela forma como se colocou, e espero que seus alunos tenham o senhor como parâmetro, não como alguns professores por ai… Espero que vocês consigam o que estão batalhando e que retornem as salas o mais breve para que inocêntes não paguem pelos maus governadores, prefeitos, politicos de uma forma geral e tambem fiquem defasados com os estudos.
    Obrigada!

  11. Elismack
    13/03/2010 em 18:51 #

    Sra. Maria Aparecida G. Pellozzo, realmente da forma que algumas pessoas se posicionam (um exemplo é a senhora) realmente devo me desculpara “para senhora”, pois realmente concordo com a senhora sobre como muitos alunos estão indomáveis, mas ai te pergunto, e é por minha ignorância nesta parte mesmo, isso ocorre com alunos de 7 anos, 8 anos??? Ou com alunos maiores???
    Por que a senhora tem e terá toda razão de lutar pelos seus direitos, com certeza absoluta, e como disse antes, entendo a posição de vocês, e só fiquei com pena de quem realmente está lá para estudar, porq ue da mesma forma como disse que existem maus profissionais, existem sim muitos, mas muitos como vocês professores estão colocando, masu alunos, acredito piamente nisto, mas ai retorno a pergunta, isso tb acontece com crianças nesta faixa etária? E quando uma vai te questionar se fez uma liçao certa a senhora diz ” Vá, Vá sentar no seu lugar e não tira a dúvidad daquele que realmente queria uma informação? Não é este o papel do professor? Pelo menos para os que estão interessados? Pois como estamos vendo não são todos, mas existe co certeza alguém querendo aprender… A senhora faria isto? Ou ainda se for possível responder, a senhora escolheu esta profissão por que? Pelo salário que não é bom? Ou por que realmente é o que a senhora gosta, ou talvez gostava de fazer? Por que pelo teu amigo de trabalho, vocês são só profissionai, não estão ali por que gostam, pois se for assim vocês podem tentar dar aula em escolas particulares, ou no caso do nosso amigo ser político… afinal ele só pensou no PROFISSIONAL… existem tantas outras profissões para ele ter escolhido, mas ele quis ser PROFISSIONAL em uma área que não paga bem e ainda não gosta do que faz.
    Olha realmente a senhora é uma batalhadora, te parabenizo por tantos anos e ainda está na luta, mas acredito que a senhora deve gostar tb do que faz, e tem TODO o DIREITO de buscar uma melhora no seu salário para continuar fazendo o que GOsta de fazer não deixxando claro de ser profissional.
    PARABÉNsS de verdade.

  12. Professor Ramalho
    13/03/2010 em 16:58 #

    Professores

    Gostaria de deixar uma mensagem aos professores grevistas. Principalmente àqueles professores grevistas que ainda acreditam ter vocação para educar pois não tenho interesse em ser lido e entendido por aqueles que são professores por falta de opção profissional e estão mais interessados na remuneração ao final do mês que no aluno ao final do ano letivo e do curso.

    • Vocês acham que suas reivindicações são justas?
    • Indiquem, no Brasil ou no mundo, qualquer classe trabalhadora, empresa ou instituição que já recebeu um reajuste equivalente ao reivindicado. Sinto dizer que não existe! Não se engane! Ou deixe ser enganado!
    • Justifiquem porque a classe de professores não quer ser avaliada em seus conhecimentos e resultados, com reflexos diretos na remuneração, se é isso que exigimos de todos os profissionais, desde o ‘chapeiro’ da lanchonete, passando pelo motorista do ônibus, do médico, até de nossos políticos e administradores federais, estaduais e municipais?
    • Justifiquem porque professores experientes (com mais de 10 ou 20 anos de labuta diária na sala de aula) não foram aprovados nos diversos concursos de efetivação ao longo de suas carreiras e não obtiveram nota mínima nas provas de classificação para professores eventuais, visto que a matéria destas provas é a mesma que ‘dão aulas’ a nossos filhos?
    • Justifiquem porque os professores de uma forma geral não querem ter planos de carreira e sistemas de remuneração estruturados sobre resultados?
    • Justifiquem porque nossos filhos (e, também, os filhos destes professores – talvez) estão passando pela escola sem adicionar qualquer bagagem educacional e cultural! Será que não há qualquer relação entre a falta de conhecimento explícita e comprovada dos professores e o baixo nível de aproveitamento de nossos filhos-alunos?
    • Justifique porque a maioria dos cursos e oportunidades de aprendizado, aperfeiçoamento e compartilhamento e conhecimento (inclusive no HTPC, cursos não-presenciais, cursos em Universidades Estaduais e Federais parceiras – todos cursos “sem custo”) não é aproveitado pela maioria dos professores!

    Vocês não acham que o Professor está sendo usado pelos seus Sindicatos que não têm qualquer bom senso em suas reivindicações? Quem são nossos representantes nos Sindicatos? Eles não falam a minha língua nem têm os meus modos e educação! Não me representam! São oportunistas!

    Acorda professor! A oportunidade oferecida no Estado de São Paulo para seu crescimento profissional e de remuneração é única, basta trabalhar com disciplina e orientação para resultados!

    Não me chamem de capitalista reacionário ou qualquer outro adjetivo político ultrapassado ou mais moderno: sou apenas um Professor Concursado e Efetivado da rede pública e pai de estudantes da rede pública!

    Vamos ENSINAR e receber nosso salário honestamente!

    Professor Ramalho

  13. Maria Aparecida G. Pellozzo
    13/03/2010 em 16:17 #

    Sou professora da rede pública a 30 anos. Ou seja, aposentei de um cargo e leciono em um cargos mais recente. A diferença de 30 anos para cá é impossível comentar. Hojé na escola que leciono é inacreditável o que paaso. Alunos sem saber ler e escrever na 1ª série do Ensino Médio, por conta da progressão continuada. Eles no Ensino Fundamental II, nem abrem a mochila para tirar o caderno e se você pede para abrir o caderno, prestar atenção na aula, é ofensa, falam palavrões e ameaçam a bater no professor, quebram lousa, chutam a lata de lixo, jogam bolinha de gude nos vidros para quebrá-los, etc. Eu não sei se tomo conta dos alunos ou se dou aula. Por que isso acontece? Normalmente filhos de famílias desestruturadas ou filhos de mães sociais. É difícil educar esses jovens. Qual o apoio que temos? Escolas sem inspetores de alunos, sem funcionários suficientes. Não há psicólogos, pedagogos que possam colaborar para tratar essas crianças e adolescentes. O professor é um especialista em sua área profissional e não tem apoio de ninguém. _Porantanto, chegam no Ensino Médio sem saber ler, escrever, ou sonhar com um futuro. Não entendem o que o professor fala, portanto quebram a Escola . O Sr. Governador e os Educadores de Gabinete, não entendem isso. A política educacional é puramente economica.´´E só pintar a Escola e enviar material para o aluno. Ou seja, enganar os ignorantes.
    O governo trata professor como lixo, capacho da sociedade e isso em São Paulo nos últimos dez anos fez a decadência da Educação. Eu faço greve sim. É agora ou nunca. Nós professores estamos sendo maltratados e marginalizados pelo Governo Estadual. A culpa das péssimas notas dos alunos nas avaliações externas, sobrecaem em nossos ombros e não em uma estrutura falida, ou melhor , não há estrutura educacional. Não política de aprendizagem. Apenas teorias que não servem para nossa realidade. ´Jogando a culpa no professor e tratando-os como lixo , capacho e marginais a sociedade cai em cima do professor e não do governo do Estado. Só a GREVE, talvez poderá nos dar uma nova dignidade. O Sr. Gilberto Dimenstain, deve arrepender- se do que escreveu, pois não conhece as Escolas da periferia de São Paulo e nem a sociedade dos bairros mais pobres. Peço que o Sr. Dimenstain passe um dia em qualquer Escola da Região do SESC Interlagos ou do Bairro do Grajaú para observar o que é realidade.

  14. Elismack
    13/03/2010 em 15:27 #

    Caro Sr Reginaldo, espero firmemente que você não seja um professor, por que se for, você na minha opinião é um dos “PÉSSIMOS” aos quais me referi, pois só pelo seu comentário, “somos profissionais” já bem se ve de que tipo o Sr é, independente de quel profissão tenha. E inclusive vou mais longe, você deve ter tido “péssimosssss” professores, pois pelo que vi eles não te disseram que para ser um bom profissional, alem de estudar , tem que fazer o que gosta. Sim eu entendo que a maior parte dos professores devem (assim espero) ter escolhido esta profissão por gostar, pois se for só para ser um profissional, então escolha ser um que ganha mais, pois como já vimos muitos comentários dos próprios professores, o salário já não é bo há muito tempo, então, meu amigo, se não gosta do que faz vai procurar um oficio que pague melhor, acho que você deve ser um profissional FRUSTRADO….
    Sinceramente meus pêsames para você por não ter a sabedoria de PENSAR no que realmente gosta, ou realmente deve ser de tal margura que nada lhe daria prazer…

    Sinto muito por você. Pessoas que convivam com você não podem esperar de você sentimento nenhum… COITADO!

  15. nelson de sousa
    13/03/2010 em 15:20 #

    Repúdio a posição de gilberto dimenstein – (escrito em minúsculo propositalmente). lamento tê-lo estudado na Universidade…

  16. selma
    13/03/2010 em 12:44 #

    Sou professora na rede publica há 20 anos, sou muito respeitada pelo trabalho que realizo, “VAGABUNDA”, realmente não é o que sou e nem meus companheiros de trabalho, ao contrário do que muita gente pensa. Minha cidade, está totalmente parada, desde o dia 8, a greve é a nossa unica opção para declarar a todos nossa grave situação.

  17. ALessandra
    13/03/2010 em 12:36 #

    Recado ao aluno ANdré:
    Só de ler a sua mensagem logo se vê que vc faz parte da classe manipulada pelo governo , um pobre ignorante e medíocre .pq achar que só pq uma pessoa tem um carro é sinônimo de bem estar .rsrsrs …
    É isso mesmo que o governo quer pessoas burras , ignorantes para que possa acreditar nas propagandas ridículas que ele faz … Se vc fosse um pouco mais “informado ” no mínimo , saberia que tudo isso não passa de manipulação de idéias para campanha política .É uma pena como muitos brasileiros fecham os olhos para realidade , veem seus familiares passarem necesseidades , muitos morrem nas filas dos hospitais por falta de médicos , enquanto vc paga o seu imposto e defende o governo .Pessoas assim não crescerão nunca ,sabe pq nunca deixarão de serem ignorantes mesmo q seja espiritualmente …

  18. Reginaldo
    13/03/2010 em 11:31 #

    Elismack, Nós somos profissionais da educação. Não temos que exercer nossa profissão com amor, mas sim com profissionalismo. Ser professor não é um dom, é uma profissão. Por muito tempo se falou que ser professor era um sacerdócio, por isso que até hoje vivemos de dízimo.

  19. Dulce prof.
    13/03/2010 em 10:28 #

    Amigos leitores com tanta responsabilidade para cumprir imaginem como a decisão de entrar numa greve é dificil….mais dificil ainda é aceitar essa situação em que somos tratados pelo governo,e não falo só do professor,falo da população que nem tem noção do que é uma sala de aula lotada com alunos sem ao menos serem alfabetizados…é precario.
    Quanto a fala desse moço chamado André,vc dispertou o que posso chamar de atenção,tá contente?Peço a Deus que é misericordioso que abra sua MENTE e que num futuro proximo vc mesmo se desculpe pela sua pessima conclusão em relação a pessoas como professores…é lamentavel..

  20. Julio - Pedagogo Escolar - Paraná
    13/03/2010 em 9:33 #

    Manifesto meu apoio ao movimento dos professores da rede estadual de ensino de São Paulo, pela coragem e determinação frente a políticas educacionais que tentam reprimir e sucatear o trabalho do magistério.

    Parabéns, professores! Somente unidos e com muita luta é que iremos mudar a cara da educação no país.

    Nesta oportunidade, vale dizer também que precisamos nos unir para revertermos a situação criada pelas autoridades no tocante ao PSPN – Piso Salarial Profissional Nacional – criado pela Lei Federal 11.738/08. Creio que todos os professores já estão cientes das medidas tomadas ultimamente pelo STF a pedido de políticos e representantes da elite burguesa que intencionam, há muitos anos, sucatear a política educacional por meio da repressão a quem educa. Precisamos, pois, lutar pela manutenção da Lei no seu texto original: com reajustes adequados à realidade escolar + o índice de 33% de hora-atividade.

    Todos em favor de uma educação pública de qualidade!!!

  21. paulo cesar
    13/03/2010 em 9:29 #

    Engraçado, será que o senhor Gilberto Dimenstein sabe que o governo federal criou um piso salarial e que cinco governadores foram contra, incluindo o de SP e MG? gostaria que a grande imprensa de Sao Paulo e Minnas Gerais, inclusive o sr Gilberto fizesse uma visita surpresa as escolas estaduais, principalmente as do interior de MG, vai… tem escola com a estrutura da época do presidente Jescelino, professores com mais de 20 anos de estado recebendo menos de dois salários… vocês não conhecem o Brasil! Uma coisa é certa, a históra será implacável com aqueles que mentem, mas no futuro a nação verá os verdadeiros interesses nas mentiras que são passadas a sociedade…
    Sr Gilberto você já foi em loco para ver a realidade da maioria das escolas públicas, já viu como ela ficou extremamente pobre? pois as escolas particulares proliferaram da maneira assustadora, quem pode procura.

  22. Legodoy
    13/03/2010 em 8:00 #

    Só não consigo entender uma coisa: Se a situação do professor sempre foi a mesma durante anos, porque vcs escolheram seguir esta profissão. será que quando pensaram em serem professores não fizeram uma pesquisa para saber quanto um professor ganha, se tem plano de carreira e como são as condições de trabalho. se escolheu esta profissão é porque sabia de tudo isso. Eu fico pensando nos alunos que não tem nada a ver com o arrependimento do professor de ter escolhido esta profissão e acabam ficando sem aprender. a impressão que tenho é que, se escolheu ser professor, encare as consequencias dessa escolha sem fazer outros pagarem o pato. Outro ponto que gostaria de destacar é que o Serra vem gastando muito, mas muuuuuito dinheiro com reforma das escolas, com computadores para alunos, computadores novíssimos na administração da escola, computador com impressora na sala professores (que “muitos” usam so para ver email, orkut, msn) e material escolar de qualidade para os alunos. Vejam, se mesmo fazendo tudo isso para melhorar o ambiente de trabalho nas escolas, porque é tão ruim assim. tudo bem que tem as eleições e que grande parte desses “feitos” do Serra é para chegar a presidencia, mas e se ele não tivesse feito nada, como seria. Eu acho que o Professor ao ver o Governador investindo nas escolas, nos alunos e nao nos salários dos professores, ficaram com “inveja” e resolveram “chutar o balde”. Sou contra essa greve. Se não ta bom, vai ser padeiro.

  23. Moacir Teles Maracci
    12/03/2010 em 23:41 #

    Concordo em parte com suas arguições, Elismack.Conheço colegas que não honram a profissão que escolheram e nisso tem razão. Como professor que ama o que faz, sempre provoco nos meus alunos a crítica, pois eles devem saber que nenhum professor é infalível, e sempre digo que existem muitos colegas melhores do que eu. Tenho como compromisso sempre realizar meu trabalho hoje melhor, ou pelo menos igual ao que fiz ontem. Um ambiente de crítica só é possível quando há compromisso mútuo entre professor e alunos, isto é, a critica só prospera em ambiente solidário. Digo a crítica, não a difamação do jovem André Midnight. Por mais que entenda o seu lado de aluno prejudicado pela qualidade do ensino público, não dá para entender (e nem quero conhecer as razões) sua postura mal educada, quando se refere genericamente aos professores como “vagabundos”. Recebo critica dos meus alunos sobre meu trabalho quase diariamente, mas não sou chamado de vagabundo e nem tenho direito de chamar algum aluno com essa expressão, que entre outras pejorações, significa profundo desprezo pelo ser humano e por uma categoria profissional que de resto, tem sido desvalorizada há décadas. De resto, parabéns pelo seu comentário. Professor Moacir

  24. Elismack
    12/03/2010 em 18:00 #

    Diante de tudo que li, resolvi dar minha singela opinião. Sempre estudei em escolas estaduais, e graças a DEUS acima de tudo consegui fazer uma faculdade (claro paga). Tenho um filho de 7 anos de idade e consegui ate o ano passado manter ele em uma escola particular com muito sacrificio, pois infelizmente vejo a quantas anda os estudo nas escolas estaduais, infelizmente há sim MUITOSSSS professores que realemten não estão preocupados em ensinar, como toda regra tem sua excessão, existem sim professores bons, mas “HOJE” eles são a minoria. Meu filho como foi de uma escola particular esta muito adiantado em comparação aos outros alunos e comenta comigo que “não tem graça” terminar a lição primeiro que todo mundo, e já saber o que a professora passa para ele (no 2º ano), A, E, I, O, U… recortar palavrinhas com a letra tal… meu DEUS o programa que é dado para ele ( e sei que isso não se refere ao professor e sim ao programa que vem para ser aplicado) é o que ele viu a 2 anos (ele iria para 3º ano e está na 2º série). Fiquei muito chateada e as vezes tenho vontade de chorar de tristeza, por ver que ele vai ficar estagnado, ele está desmotivado, me falando que na outra escola ele não sabia de nada e tinha que aprender. Fico triste não so por mim, mas mais por ele que ao contrário de ficar feliz por saber tudo antes dos amiguinhos, reclama. Me corta o coração.
    Mas.. voltando a vaca fria… sim existem professores e “professores”, esta mesma professora dele, quando ele vai tirar uma dúvida (coisa que ele tinha total liberdade na escola particular) esta por sua vez fala pra ele “vá vá, vai sentar no seu lugar” e não tira a dúvida e ele diz que fez errado uma palavrinha na qual tinha esquecido a letra. GENTE pelo amor de DEUS, ela está lá para ajudá-lo, conversei com ela, expliquei que ele veio de uma escola particular, tenho conversado com ele, explicando que agora tem muitos alunos, pra ele chamar ela várias vezes se ela esquecer de atendê-lo quando ele a chama, mas está difícil ficar “justificando” o comportamento inaceitável desta amiga de trabalho de vocês… Sinto muito em concordar que realmente não se fazem mais professores como antigamente, eu tive ótimossss e um ou outro era ruim, mas hoje está difícil escolher os bons…
    Sei que o salário não é nada perto do que deveria ser, mas se vocês escolheram a profissão e querem salário mais justos e não estão contentes, as crianças não têm culpa, e não podem ser tratadas com desrespeito, já que resolveram lidar com crianças , pelo amor de DEUS tem que gostar delas. Eu não serviria para ser uma, por isso já nem escolhi a profissão de vocês, mas façam o que escolheram com amor, não as faça pagar pela escolha de vocês, ou pelo desrespeito que os políticos tratam vocês.

    Sobre o Andre, como vocês dizem que desconhecemos a causa de vocês, vocês igualmente desconhecem a dele, então da mesma forma que vocês deveriam ver se realmente ele não está tendo aula com estes profissionais ruins, que como já me expressei estão em número maior.

    Respeito a posição dos bons profissionais, mas realmente sinto pelos alunos que sofrem por isso e também não tem culpa desta situação.

  25. Reginaldo
    12/03/2010 em 16:09 #

    Se o sr. Dimenstein conhecesse a realidade das escolas estaduais não faria comentários descabidos como os que fez. Na realidade é muito fácil elaborar críticas aos professores estando sentado em uma confortável cadeira com ar condicionado ligado e com computador à disposição. O difícil é ser professor e enfrentar 500 crianças numa escola sem as menores condições de trabalho. Falta de respeito com os pobres não é fazer greve, é ter uma “elite” pensante que só pensa em benefício próprio. Falta de respeito e o sr. Dimenstein não ter “dimensão” do estrago feito nas escolas públicas e ainda querer dar sua opinião a respeito.

  26. Rodrigo
    12/03/2010 em 14:40 #

    É todos nós professores não estamos aguentando mais esse descaso com o profissional , não temos condições adequadas de trabalho , sem dizer a falta de segurança nas escolas , as ameaças constantes de alunos aos professores.Aonde fica a nossa educação , com baixos salarios , uma vida de dedicação , para ser tratado dessa maneira . Caros colegas do magistério , a união faz a força , só juntos podemos mudar esse quadro , vamos a luta contra os nossos direitos , não somos categorias , f , l , O , somos todos professores e não letras de gavetas de arquivos para separar a nossa união. Vamos a greve .

  27. Everaldo Pereira da Silva
    12/03/2010 em 14:13 #

    Cara Melissa. Como a maioria ja sabe uma greve é o ultimo recurso utilizado. A tentativa de negociação com o governo não deu certo porque ele não quer ouvir. Tambem estudei em escola publica, E se você não notou daqui mais ou menos uns três anos a maioria das escolas não terá professores suficientes, que vão preferir entrar em uma empresa e ganhar 1500 por mes mas com refeição, com onibus, com apenas 8 horas d trabalho diário. Se lutar por nossos direitos é egoismo então sou egoísta.

  28. Ermani
    12/03/2010 em 12:23 #

    Sou professor efetivo da rede estadual de São Paulo. No ano passado exonerei um cargo de Matemática e, por enquanto, ainda tenho um cargo de Física. Também ando cansado de ouvir que a culpa é sempre do professor. Estou prestando concursos fora da área da educação. Não fiz a prova do aumento por mérito e nunca vou fazer. Por que só os professores têm que fazer prova para ter aumento? E o outros funcionários públicos, não precisam? Devia ter uma prova para os políticos também. O PSDB está acabando com a educação no Brasil.
    Procurem saber como está em Minas Gerais (Aécio Neves) e Rio Grande do Sul (Yeda Crusius). Infelizmente não vejo outra alternativa que não seja abandonar o setor de Educação….

  29. Fernanda
    12/03/2010 em 11:59 #

    André Midnight….kkkkk
    Pelo seu nickname deduzo o q vc faz depois da 0 hs…enquanto o professor está “tentando” descançar para trabalhar no outro dia, vc deve estar ocupado planejando um meio de ter o carro q vc tanto deseja, correto?!
    Por isso q o Brasil está nessa, alunos q ao invez de se preocuparem com seu futuro e com aqueles q vão forma-lo, fica preocupado em cobiçar aquilo q por direito é de quem trabalha….
    André, ainda sou aluna (também), mas uma coisa que eu tenho consciência é que educação, respeito e moral é de extrema responsabilidade dos pais dar aos seus filhos, ao cargo do professor cabe aprimorar o conhecimento do aluno e induzi-lo a prática da cidadania…Vc por um acaso sabe o q é cidadania? Vc sabe o q é respeito? Vc sabe o q é trabalhar? Vc sabe o q é ter o que merece? Deduzo q não!
    Meu caro André (se q se pode chama-lo de caro), hj em dia a coisa mais comum é um traficante ter um carro e uma casa, a diferença entre ele e o professor é q o professor trabalha e se humilha para ter seus bens, ou melhor, trabalha formando pessoas q fazem escolhas erradas em suas vidas, optando em ganhar dinheiro falando mal e prejudicando a vida de outros…
    Para vc:
    se preocupe em ser gente!

  30. Moacir Teles Maracci
    12/03/2010 em 10:22 #

    Ao André Midinaite (sei lá, entende…)
    Se você acha útil ser ignorante, o problema é todo seu. Se a sua capacidade de argumentar se resume a meia dúzia de palavras ofensivas a uma categoria profissional, o mínimo que se pode dizer, é que você é preconceituoso. Talvez você seja daqueles jovens frustados SEM NADA NA CABEÇA, mas com um celularzinho na sala de aula. Ou seja, você faz o estereótipo de um adolescente imbecil, sem projeto, se idéia, sem nada, mas muito agressivo. Não, a culpa não é de seus pais, muito menos dos professores. Mas pode ser ser que seu problema seja EXISTENCIAL. Explico: você não é capaz de encarar uma boa escola particular, seja porque não tem dinheiro, ou por não ter inteligência (o que é mais grave…sei lá! entende!) e aí para resolver esse tremendo paradoxo existencial você se julga superior aos professores que diariamente aguentam seus desaforos. Mas há solução, caríssimo aluno: antes de mais nada é preciso aprender a ser homem, e não confunda com “ser macho”, pois isso meu cachorro de estimação também é…mas é cachorro, e não homem. Vê se me entende.

  31. Melissa Camilo
    12/03/2010 em 8:41 #

    Gente , sou aluna da rede estadual , e acho que todos os professores devem correr atras do que acham certo . Porem , estão sendo “egoista” ao ponto de entrar em greve e deixar alunos que como eu vão prestar vestibular esse ano , que dependo do Enem , e tem mais n coisas pra fazer esse ano que é ligada ao estudo .
    Voces lutam para ajudar outros professores , mas quem vai me ajudar no final do ano ? alguem vai pagar minha faculdade se eu nao passar na publica ? como nós estudando vamos ficar ?

  32. Advogado
    11/03/2010 em 23:28 #

    É evidentemente que a má condição do ensino no pais, não é única e exclussivamente uma questão salarial, ocorre que, são vários os fatores que devem ser considerados, no tocante a qualidade e qualificação do ensino paulista.Os professores na sua maioria verdadeiramante ganham muito pouco pelo mister exercidos.
    O governador do Estado não esta muito preocupado com qualidade de ensino, haja vista, a politica utilizada, um exemplo é a chamada a progressão continuada, que notadamente so vilipendiou a qualidade do ensino paulista. No entanto, apesar das diversas reclamações da sociedade e dos professores este método continua a ser utilizado. Ademais, o partido ao qual governa está no ai mais de 12 anos. O que faz presumir aceitação popular.
    Nos comentários acima observa-se muitas verdades, em outras vê-se um reducionismo, chamando o professores de vagagundos, o que entendo não ser a mais pura verdade. Existem, sim muitos bons profissionais que merecem ser melhor remunerados. Existem tambem os maus, que ate ganham muito, mas estes são a minoria.
    A greve dos professores não séria a medida mas agradável, contudo, dada situação atual, a greve tornou-se legitima

  33. Lisa Talhare
    11/03/2010 em 19:17 #

    Sou professora, amo minha profissão, trabalho na rede estadual de São Paulo há quinze anos e me sinto desconfortável mediante comentários em que julga-se que nós não temos opinião própria, que estamos em greve por conta de brigas partidárias, se somos contra as propostas do governo “somos do PT”, se somos favoráveis “somos do PSDB”, deixem que falemos por nós mesmos: faremos quantas provas vierem, pois temos competência para isso e exigimos respeito e seriedade com nosso compromisso de educar e condições para sermos contratados e trabalharmos. Não podemos compactuar com as mentiras que estão veinculando na mídia, se ficassemos em silêncio concordaríamos com as propagandas e estariamos ensinando aos nossos alunos a serem omissos. Somos uma classe inteligente e conseguimos pensar sozinhos.

  34. valmir santa rosa de viterbo
    11/03/2010 em 18:56 #

    os livrecos do gilbertinho tão sempre caminhando pela secretaria da educação…qualquer escola tem essas “coisas ” sujando bibliotecas…atrapalhando as obras de sergio buarque, gilberto freyre…….força professores…luta..nome do pai pra entrar na escola é sacanagem rsrsrs

  35. johnnie perillo
    11/03/2010 em 14:06 #

    o dimenstein está desesperado para ser ministro da educação do candidato que fala com a Madonna , mas não com os professores

  36. Rosangela
    11/03/2010 em 13:39 #

    Sou professora aposentada.Trabalhei 32 anos e concordo com os comentários dos meus colegas que ainda estão na ativa e fico muito triste em saber que infelizmente a educação não vai mudar jamais, porque o governo quer exatamente que o povo continue ignorante e alheio aos fatos.Para essas pessoas que fazem críticas ao trablho de pessoas como nós, que largamos nossos filhos muitas vezes com pessoas que não são as ideais, pois nossos salários não permitem,
    peço que façam uma tomada de consciência e mandem para a escola crianças com mais valores ( respeito ao próximo principalmente)morais que são ensinados em casa.E que Deus nos ilumine a todos.

  37. Márcio Lorençoni
    11/03/2010 em 10:59 #

    Gostaria apenas que vocês da imprensa , de uma forma geral, fossem imparciais e escutassem os dois lados de forma transparente. Publicam reportagens criticando os professores em greve e direcionam o assunto para atender os interesses de políticos eleitoreiros que usam o espaço nobre para mentir com propagandas enganosas pagas por nós contribuintes. Dinheiro que poderia ser gasto com saúde , educação , segurança. Sou professor há apenas 5 anos e estou totalmente decepicionado com esta carreira , pensando em abandoná-la e arrumar qualquer outro emprego.Conheçam a realidade de uma sala de aula antes de atirarem pedras em quem não aguenta mais apanhar.

  38. Cristiane F.
    11/03/2010 em 10:30 #

    Sou professora da rede estadual há seis anos e a cada dia é notório o descaso do governo com a educação.O que realmente importa aos nossos ploticios é usar o material didático(que este ano foi insuficiente) para fazer propagandas de um mundo inexistente.
    A realidade, como salas super lotadas, somente nós, professores; sabemos como é.Chegamos cheios de planos e sonhos, mas somos violentados por todos os tipos de agressões.
    E infelizmente, deparamos com artigo como este. É uma pena que a sociedde não nos valorize.Acho que o Andre midnigt não sabe, mas os professores que tem carros não dependem somente de aulas, ou se matam em 3 escolas diferentes.E que também somos os profissionais graduados com menor salário!Uma tristeza ser educador em nossa sociedade! Qual solição? GREVE!

  39. Irene
    11/03/2010 em 3:40 #

    Agora li a tal reportagem, estou mais triste ainda.Li vários artigos sobre a greve um deles dizia que o governador ignorou a greve.O que é mentira ,pois em outro artigo já diz que a secretaria vai descontar no salário dos professores grevistas.
    A conclusão que cheguei é a seguinte: ano eleitoral ,o aluno é o que menos importa…PSDB X PT,essa é a realidade.ainda por cima somos chamados de vagabundos, por um caro amigo.Como já disse anteriormente ,não ou a favor de greve,não nesses paramêtros. E como só posso responder por mim.Quizá isso tudo possa se tornar algo a reverter pelo bem comum.

  40. marly Negreiros
    10/03/2010 em 22:15 #

    -Quero dizer ao senhor Gilberto Dimenstein, que é fácil, criticar, estando de fora,mas é difícil estar no lugar de um professor…Largue tudo q. estiver fazendo, e procure uma escola da rede estadual,e vá dar muitas aulas!!!E vá sobreviver so, do salário de professor!!!Viva c/ este salário c/ sua familia…Beijos Marly Negreiros

  41. Sandra
    10/03/2010 em 22:02 #

    André midnight , deveria saber da real realidade dos professores para depois critica-los ter um carro não é sinonimo de ter bons salarios saõ carnes para pagar para poder se locomover de uma escola a outra para poder paga-los. , então não fale o que você desconhece.A vida não é só um carro os meios de transportes em São Paulo são pessimos e demoradissimos, se não tivermos um veiculo não conseguiremos nos locomover em tempo Hábil de uma Escola a outra.

  42. Silvana
    10/03/2010 em 20:20 #

    Sou professora na cidade de Cravinhos. Hoje nossa escola parou. Estamos de greve. Creio que chegamos no limite. Pelo que percebi nossos pensamentos e sentimentos são muito parecidos. É muito fácil criticar sem conhecimento de causa. Também sinto vergonha de receber alunos cada vez mais despreparados nas habilidades básicas de leitura e escrita e sinto mais vergonha ainda de ter que empurrá-los pelo sistema de progressão continuada. Espero que os professores leitores deste blog estejam alinhados com a greve.

  43. Regina
    10/03/2010 em 19:21 #

    É muito triste e lamentavel que as pessoas acreditem que tenham o direito de chamar trabalhadores de vagabundos, mas sabemos muito bem da falta de clareza que as pessoas tem, sejam elas ditos calunista, digo colunista e até mesmo aquelas que tem uma visão extremamente limitada, mas a falta de educacao provoca ísso. Senhores e senhoras, somos todos trabalhadores, por favor, respeito e educação devemos ter com todos , devemos procurar entender as mazelas que o setor público vive, seja a saúde, educação e que o grande responsavel a muito tempo é esse governo que ai está a mais de 12 anos. É só pensar um pouco, que tal. Penso, logo existo. Boa noite. !

  44. Irene
    10/03/2010 em 19:15 #

    Sou professora e acho realmente lamentável a situação a qual chegamos.Graças a Deus não li a reportagem deste respeitável colunista e uma coisa que eu sempre digo aos pais , aos familiares e demais pessoas que sempre criticam o trabalho do educador, as vezes esquecemos que todo profissional pode ser competente o não, eu recentemente passei por uma situação bastante desagradável em um hospital público, pois a minha categoria como professora é L e não posso desfrutar do atendimento médico no servidor público, tive que enfrentar uma médica que mal olhou para minha cara e já receitou um remédio, claro que fiquei com medo de tomar a medicação, porque estou relatando isso, já desfrutei de uma vida financeira melhor e quando você paga muitas vezes é melhor atendido,mas podemos pensar que esas pessoas que são submetidas a cirurgias esteticas e morrem, será que foi falta de sorte? Antes de apedrejarem os professores ou qualquer profissional, que tal tentar viver um dia desta profissão. Quase todos os dias os professores são agredidos verbalmente ou fisicamente, pois a sociedade na qual vivemos hoje sofre da doença da violência que se alastra a todo instante e tem mais,gastamos nosso proprio dinheiro tirando xerox de atividades para os alunos,temos que para prover o prórpio sustento dobrar periodo( o que resulta em estresse e qualidade de ensino ruim),mas se não for assim não sobrevivemos, eu fiz magistério e hoje frequento uma faculdade particular para continuar a ser professora, só que como categoria L, eu estou atuando como professora eventual,neste mês dei 3 dias de aula o que não será suficiente para pagar a faculdade nem tão pouco minhas contas pessoais, devido a esta prova a qual fomos submetidas, muita gente com tantos anos na função ficarão fora de sala de aula, então isso gera um descontentamento ai eu poderia estar dando aula,mas cria-se rivalidade,pois a ordem era quem não passou não deveria estar em sala de aula,mas há os cargos de confianças e proteção por parte de diretores protegendo e ajudando essas pessoas. pensar no que é certo ou errado, fazer greve prejudica simos alunos ,mas qual a alternativa para que nós possamos sobreviver, eu choro todos os dias ,pois não sei se conseguirei terminar minha faculdade. Como está será impossível. eu só gostaria que a classe fosse unida e lutassem pelo bem maior nossos alunos e nossa sobrevivência, eu não tenho pai ,nem mãe, nem marido ,essa profissão é que deveria me sustentar ,mas não é isso que acontece.Com certeza eu quero ser amelhor profesora para os alunos que eu vá lecionar,tendo uma sala ou não, para isso que eu estudo, quero fazer pós e tudo que for possível e só posso responder por mim mesma. Fico triste coma propaganda enganosa do governo, Sr. Gilberto Dimenstein, por favor, faça uma visita as escolas estaduais e veja se realmente há duas professoras nas salas de alfabetização ond euma ensina e a outra ajuda, não existe mesmo isso, sala de informática para a população , não existe, quando tem esse serviço não funciona , pois não há o profissional para realizar esse trabalho e mérito para que , para ativar uma disputa,pois todos acham que merecem ai cria-se um problema, visite a ala psquiatrica do hospital do servidor, devido aos problemas que os professores enfrentam muitos estão em tratamento e afastados ,pois não conseguem mais entrar em sala de aula.Atirar a primeira pedra sem averiguar o que realmente um professor vive é o que podemos chamar de ignorância, pois no dicionário ignorante é aquele que não tem conhecimento sobre um assunto, e assim exist emuitos outros dentro da nossa sociedade ignorando fatos e atirando pedras. Eu respondo por mim que sou uma pessoa séria e comprometida com tudo aquilo que faço.O meu desejo é poder exercer minha profissão com alegria levando um ensino público de qualidade aos alunos afinal, eu vim da escola pública e com certeza meus professores foramos melhores para mim,pois graças aos exemplos deles hoje eu estou aqui e quis esta profissão para mim. Espero um dia poder exercer somente com amor minha profissão sempensar naquilo que recebo no final do mês.Nomomento isso ainda não é possível, hoje só possa dispensar meu amor,mas com muita preocupaçao emestar realizando um trabalho de qualidade.
    Irene(SP)

  45. Cristiane
    10/03/2010 em 18:49 #

    Sou mãe de um aluno de escola estadual e me indigno com professores vagabundos faltosos,mas deixo aqui meu singelo respeito aos professores que saem de suas casas para lecionar nas distantes escolas públicas e que ensinam muito bem com amor à sua profissão não esperando do governo senvergonha que aumente seus salários.

  46. Cida
    10/03/2010 em 18:23 #

    Pelo que ví, não é só o senhor GILBERTO que precisa saber da realidade da educação no estado de São Paulo.Temos o ANDRE, aluno da escola pública e não consegue ver o que está do seu lado.Infelismente, num país onde a grande maioria ganha salário mínimo, qualquer$1.500,00 é um grande valor.Será que sabem que há anos os profissionais da educação não recebem aumento?Será que sabem que outras categorias que há alguns anos ganhavam 50 ou 60% do salário do professor e que hoje já ultrapassaram? Será que sabem que o reajuste solicitado, só cobre as perdas do período?Sabem que como todo trabalhador há uma data base e que esta não é cumprida? Sabém que o discurso é sempre o mesmo – não há verba- Será que em todos estes anos a verba do governo não cresceu?Paralizou?Será que sabem que mais de 60% dos professores não têm carro? Que pagam aluguel? Que têm os filhos na escola pública?Muitos amam o que fazem, mas magistério é uma profissão e enquanto profissionais da educação merecem dignidade, respeito,reposição das perdas salarias como qualquer profissional.Espero sinceramente que o professor seja valorizado,não só pelos governantes, mas também pela sociedade.Espero o dia em que a sociedade passe a cobrar a valorização do professor.Fico triste em saber que o professor Marcos Ferro vai deixar a profissão, tenho visto muitos “Marcos” deixando o magistério.Quem perde são os alunos e toda a sociedade.Se algo não acontecer, se não mudar, os melhores profissionais irão procurar melhores profissões, mais valorizadas, com data base, reposição.Se a saúde está ruim, é o número de atendimentos,é a falta de equipamentos, é o número de vagas que não é suficiente.Nunca é o médico.Mas na educação, tudo é culpa do professor.A greve é um direito legítimo,pena que ninguém se importa se os alunos estão sem aula.Se a Polícia Militar ameaça entrar em greve, logo é apresentada uma proposta .Acontece o mesmo com a saúde, com os agentes penitenciários, com a judiciário.No entanto, quando é com os professores, ninguém liga.Pode ser dez dias, uma semana ou 2 meses de paralização,com o magistério, nunca tem conversa.André , mude de escola, exija seus direitos, lute por uma escola melhor.Não generalize.Como em todas as profissões temos profissionais bons e ruins.

  47. Nadir
    10/03/2010 em 18:20 #

    Sr.André Midnight
    Por incrível que pareça, os professores vagabundos que você diz que tem,conseguiram ensinar você a escrever.É uma pena que seus pais incompetentes não conseguiram te mostrar que só mesmo um ignorante pode achar que ter carro e casa própria é sinal de riqueza,isto é o mínimo que um ser digno que trabalha após longos anos de estudo deve ter, isso é sinal de esforço para conseguir pagar as prestações de ambos.Quanto a procurar coisa melhor,Porque você não tenta uma bolsa de estudos numa boa escola? Será que você também não estuda num lugar melhor porque a política educacional do estado com sua falta de materiais e salas super lotadas te prejudicaram e hoje não te permite concorrer com um aluno de escola particular para conseguir uma bolsa? Só mais uma coisinha,para o professor fazer seu trabalho direito é preciso que os alunos colaborem mostrando que tem no mínimo educação para não ficar conversando durante as aulas e boa vontade fazendo as atividades que os professores mandam,ao contrário disso o que vemos são um bando de adolescentes preguiçosos e mal educados.Você cresceria mais se em vez de ficar com inveja dos carros dos professores seguisse o exemplo deles,pois muitos de nós estudamos na mesma rede pública que você,passamos pela mesma situação de pobreza, mas não queremos esmolas, nos esforçamos para melhorar de vida.E é por isso que estamos em greve!

  48. SILVIA
    10/03/2010 em 17:55 #

    Grupos Gestores!Apoiem a nossa greve!Tenham respeito,dignidade que faltam a muitos.Vcs foram professores,criem vergonha nestas caras que ficam sempre em cima do muro,olhem a educaçao,nossos alunos.Que valores, vcs que estao ai esperando de braços cruzados, conquistar alguma coisa e deixando sozinhos os professores em greve podem passar?

  49. fidel vilioni
    10/03/2010 em 17:20 #

    Nobres professores.

    Concordo plenamente com as colocações dos colegas (sou professor efetivo), a qualidade da educação do estado de São Paulo está de mal a pior e não é culpa dos professores. Entre nós professores como qualquer outra categoria tem professores altamente capacitados como tem despreprada e com pouca ética como em qualquer categoria profissional, eu por exemplo tenho mestrado em geografia e procuro dar uma aula de qualidade apesar de os problemas que os colegas enumeraram.O Estado quer um rofessor altamente qualificado pagando um misero salário, será que o Sr Gilberto Diminstein, acredita que alguem formado na USP, UNICAMP, UNB, UNESP, PUC-SP vai querer encarar esse salário? Eu posso afirmar que poucos professores, (como eu por exemplo)terão essa coragem. Faço tais colocações no intuito de esclarecer que não é possível se qualificar, ler, pesquisar e ser um professor altamente qualificado como o Estado quer sem um salário justo. Nós professores fazemos o possível e impossível para dar apesar de todas as dificuldades, uma boa formação para os professores. E sera que o Sr Gilberto Diminstein, já deu aula algum dia na periferia com salas superlotadas e completamente sem estrutura? E também fica aqui a pergunta porque será que os midia não exibi em seus noticiarios a greve do professores, e mostram o quanto ganha um professor?
    Quero também levantar uma critica a passividade e a falta de união da nossa classe. Vamos lá professsores não desistam, temos que mostrar a nossa força e a nossa dignidade. Eu parei não só por salário, mas também pela minha dignidade e por uma educação de qualidade.
    Abraços a todos

  50. Luzia
    10/03/2010 em 16:56 #

    André midnight,

    Você deveria medir as palavras quando se referir aos seus professores, pois, primeiro, vá trabalhar durante o dia e pagar um faculdade com seu rico dinheiro, deixe de ser menos burro que o seu professor, procure ler e abastecer seu cérebro com o combustivel do conhecimento para poder falar mal de um professor. Há muitos alunos como você que vão à sala de aula e não têm pespectiva de vida, não tem um sonho, nem um objetivo, mas há muitos que têm, e são esses que nos alimentam, nos sustentam em nossa caminhada como educadores. É uma pena que você chame os professores de “bando de vagabundos”. Estamos lutando pelos nossos direitos, se é que você sabe o que é isso! Cuidado com as palavras, elas têm poder. Você pode se arrepender muito do que disse ainda. Veja bem, não estou em hipótese nenhuma querendo condená-lo, quero apenas que observe e meça suas palavras. Pois, as palavras são como raios, quem troveja com elas podem se queimar diante da lei do Universo de causa e efeito. Talvez você nem saiba do que estou falando, pois uma pessoa como você é digna de pena porque ainda não conhece o que é luta pela vida, pela subsistência, não sabe o que é amor ao proximo, e muito menos respeito consigo mesmo. Imagine, que suas próprias palavras podem feri-lo e levá-lo a um Tribunal que não seja o terreno. Acredite, caminhe e aprenda a sonhar como nós professores ainda resistimos e continuamos a sonhar e a querer dar o melhor de nós a alunos como você. Sei que muitas vezes jogamos pérolas a porco como você, mas lhe garanto que você só come farelo porque quer. O nosso conhecimento é tesouro faturado na senda do bem e da luta. E o seu? Já pensou nisso? A vida cobra meu caro.

  51. Maria de Fátima
    10/03/2010 em 16:38 #

    Pessoal,

    Estou indignada com a opressão que ocorreu em minha escola. Se o professor aderir a greve vai ficar com falta injustificada, e além disso, os professores eventuais que conseguiram passar na prova, e ganharam estabilidade de ficar na escola por 12 h/a, estão queimando o nosso objetivo. Hoje pela manhã, uma delas (professores) me disse que iria entrar em sala de aula porque a necessidade dela receber esse “dinheirinho” é muito grande. Até que ponto chega à miséria humana! Um colega torce para que o outro entre em greve, fique doente ou morra para poder ficar no lugar dele e ganhar um “dinheirinho” porque está muito precisado. Gente, isso não é greve! Nós nos afastamos e a direção põe eventual em nosso lugar, e a escola continua funcionando normalmente, garantindo o direito dos alunos? E se os alunos entram em concenso conosco, o eventual vai à escola, senta na mesa dos professores, fica papeando juntamente com os que não querem perder sua licença prêmio, ou porque tem contas para pagar… Caros Colegas, somos formadores de opinião, se não lutarmos pelos nossos direitos, o que estamos fazendo em sala de aula? Como ensinar Cidadania aos nossos alunos? Devemos respeitar as necessidades de nossos colegas? Nós também não as temos? Gente estou indignada, nunca vi uma categoria tão desunida como a nossa.
    É ano de eleição e Copa do Mundo, enquanto os raposas se servem de uvas, os servos são comidos pelos esbirros e os comandantes das politicas desse país. Estou preocupada com as eleições deste ano, por isso está mais do que na hora de irmos às ruas, e impedirmos que esse governo autoritário, que não dá ouvidos aos que estão em sala de aula, formando cidadãos para este país, não nos persiga. Vamos lutar com toda a força pelos nossos direitos: aumentar nosso salário, que deixou de ser salário para ser um agrado do governo. Gente, Governo não gosta de professor porque sabe que nós pensamos, fazemos parte da classe intelectual desse país;governo não gosta de pagar bem para professor porque sabe que se pagar vamos trabalhar satisfeito em uma só escola, e vamos fazer o nosso trabalho de maneira perfeita. Ele não paga bem porque sabe que muitos de nós não dependemos só desse “agrado” que ele nos dá no fim do mês, e sabe que se temos outro emprego, vamos entrar em sala de aula cansados, e não vamos fazer o nosso trabalho render como deveria. Estou muito angustiada sem saber para onde correr… Sei de uma coisa: estou nessa luta junto com os companheiros.

  52. Claudinei
    10/03/2010 em 15:05 #

    Estou diante de um dilema, ninguém critica o governo, apenas os professores, fico imaginado, se os professores são intelectuais, por que não são valorizados por essa capacidade. Acho que errado é o governo que deixa a situação chegar nesse nivel de obrigar os professores fazerem greve para serem ouvidos pelos dirigentes.

  53. wagner nery dos Santos
    10/03/2010 em 14:28 #

    Parabéns nobres professores, sou solidário a essa classe tão sofrida e humilhada, infelizmente não é reconhecida, mas deixo aqui o meu respeito e a minha profunda admiração. Ao Sr. André meia-noite, com certeza foi muito bem educado, articulado e respeitoso.Sem dúvida, em usm futuro bem próximo será um dos governantes do Estado. Parabéns Mid – unhappy

  54. Sebastião Severino Neto
    10/03/2010 em 14:08 #

    Vamos acabar com o PIG – Partido da Imprensa Golpista e Conservadora. Afinal de contas são estes sujeitos como o Gilberto Diminstein, Arnaldo Jabor e o pessoal do Instituto Millenium que preconizam o fim da democracia, a criminalização dos movimentos sociais (greve dos professores) não gostam de direitos humanos etc e tal.
    Colegas educadores não desanimem! Estes sujeitos, se é que podem ser chamados assim, não merecem o nosso respeito. O nosso compromisso é com os jovens e adolescentes que precisam de uma escola pública neste país.

  55. flavio
    10/03/2010 em 13:38 #

    É pena que os jornais, tvs, radios não fala verdade do que esta ocorrendo , como sempre o governo compra todos .
    Até esse contario não será publicado .

  56. Eva
    10/03/2010 em 12:50 #

    Infelizmente, temos pessoas que ainda pensam que nem André e o sr Dimenstein, ainda moramos num país democrático. Mas nem por isso dvemos concordar, pois a maioria de nós professores preucupamos sim com a educação de nossos alunos. Ter um sálario digno e ser respeitado como profissional é o que queremos.

  57. Lilian
    10/03/2010 em 11:53 #

    Olá, também sou professora da rede estadual do estado de São Paulo, trabalho na mesma escola do professor Márcio Ferro,e venho aqui reafirmar tudo o que foi dito em seu texto. É vergonhosa a maneira como somos tratados na escola, nossa formação frente as políticas públicas parecem não ter serventia alguma.tudo o que o governo faz é sucatear a educação pública, diminuindo os gastos com educação e aumentando os gastos com publicidade, é inadmissível que as pessoas não reconheçam o verdadeiro caos que se instalou na rede pública, a população parece estar alienada, e não consegue ver qual é o verdadeiro vilão dessa história.Quanto ao comentário do “aluno” acima, penso que ele deve rever seus conceitos e avaliar se os professores não querem trabalhar, ou se estão desmotivados, por falta de valorização, pelos baixos salários e por falta de educação dos alunos, não falo da educação escolar, mas do básico, da educação que deve ser recebida em casa, a maneira como ele se comunica é própria de uma pessoa mal educada, intolerante e que não sabe avaliar a realidade da escola pública.Ao senhor Gilberto Dimenstain, nem perco meu tempo escrevendo a ele, para mim já está bem claro de que lado ele está, as propagandas políticas que ele faz para o governo são claras e só não entende quem não quer. Este ano teremos mais uma eleição para presidente e para governador é hora de tomarmos uma posição, não dá para aguentar mais 4 anos de PSDB, eles já alugaram São Paulo, e se tiverem a oportunidade vão acabar vendendo…Ah, também estou em greve, afinal, se estudei, investi, tenho o direito de pelo menos ter um bom salário, deixar um dos dois cargos que ocupo e ter um mínimo de qualidade de vida.

  58. Valdirene
    10/03/2010 em 11:00 #

    Meu caro André midnight, na nossa sociedade atual ter qualquer carrinho não é sinônimo de status e sim meio de trabalho. Me diz como um professor poderá se locomover de uma escola para outra utilizando os meios de transportes públicos? Se seus professores são vagabundos reclame com eles, agora não venha querer ofender toda uma classe de trabalhadores… E não vamos procurar coisa melhor não, queremos a valorização da nossa profissão, afinal foi ela que escolhemos para seguir… Ninguém estuda 5 6 anos para depois abandonar tudo… queremos apenas respeito. E quanto ao sr. Dimenstein, o que ele faz quando não está satisfeito com seu salário?

  59. André midnight
    10/03/2010 em 9:21 #

    VAGABUNDOS!
    é isso que os professores da rede publica são.
    Reclamam do salario mas todos tem carro. Nao se ve professor passando necessidade, todos tem casa, condições boas de vida e ainda reclamam do salario.
    Querem um salario melhor? Façam o seu trabalho direito!
    Sou estudante de uma escola da rede estadual e posso dizer que a maioria dos professores são uma porcaria, em si velhos idiotas frustrados que descontam sua raiva em alunos, ensinando mal.
    Nao existem alunos burros e sim professores incopententes. Nao sabem dar conta do trabalho e ficam fazendo greve, reclamando do salario.
    Acha ruim o salario de professor? Vende o carro e procura coisa melhor.

    Se ensinassem direito pelo menos, dava pra entender. Mas nao.
    Porem continuem com a greve, assim os alunos ficam sem aula e continuam burros, assim pelo menos nao temos que aturar esses professores ridiculos e mediocres que ficam reclamando do salario que tem.

  60. Fernando
    09/03/2010 em 21:05 #

    O colunista Gilberto Dimenstein publicou hoje um texto descabido na Folha de São Paulo sobre a greve dos professores estaduais de São Paulo, com o título “uma greve contra os pobres”.
    O colunista Gilberto Dimenstein, realmente não conhece de fato a realidade das escolas públicas desse país. Na minha opinião esse colunista deve ser um … que esta sentado em frente ao seu computador digitando um monte de bobagens e o pior ainda ganha pra isso. Esse cara não tem um mínimo de respeito com os outros, que pena.

  61. tamires
    09/03/2010 em 20:40 #

    sou ex aluna da rede estadual de escolas e quero dizer que concordo com o professor márcio.
    na escola em eu estuda era comum ver agressões verbais de alunos para com os professores. trabalhar de manhã até a noite, aguentar os maus alunos e os governantes demagogos do nosso país e ainda ter um salário ridículo não é fácil.
    agradeço a todos os bons professores deste país, por apesar de tudo ainda darem boas aulas. VOCÊ professor(a) é um guerreiro(a). por favor não desista nos precisamos de bons professores.

  62. Paulo
    09/03/2010 em 20:39 #

    Eu gostaria apenas de dizer uma coisa ao Sr. Gilberto Dimenstein, antes de mais nada quem formou o sr. foi um professor. Pense nisso, antes de criticar, pois nós professores formamos médicos, advogados, jornalistas, entre muitos outros profissionais; que devem ter uma base bem preparada para se tornar um profissional capaz de exercer sua função dignamente. Então acho muito justo o que meus colegas disseram anteriormente, temos que mostrar que não somos bonecos manipulados por um governo que diz valorizar o professor, mas que na verdade quer é deixar a categoria mais desunida e desacreditada. Basta! Queremos ser respeitados. Chega de pessoas criticar, quem acha que o professor não tem capacidade, convido-o para ministrar um dia de aula apenas, e ver o que o futuro nos reserva.

  63. André Luiz da Silva Santos
    09/03/2010 em 20:10 #

    Comentario que fiz na coluna do leitor

    Boa noite.

    È com imenso respeito, que comento essa coluna publicada no jornal que tem a maior credibilidade no estado de São Paulo, porém estou desapontado com os comentarios do Sr.Gilberto Dimenstein, pois a realidade é totalmente diferente.
    Tenho 24 anos de idade, sou formado em licenciatura em educação física, pela UNIBAN, concluinte do ano de 2009.
    É meu primeiro ano ministrando aulas na rede pública de ensino e não sei se ano que vem estarei empregado, pois, existe uma lei que diz que o professor eventual que ministrar aulas em 2010, deverá ficar ano que vem 200 dias sem poder dar aula na rede publica de ensino, ou seja, em 2010 sou professor, 2011 posso ser pedreiro, encanador, empacotador ou quem sabe colunista de jornal.
    Tenho familia e contas para pagar, como todo mundo tem, mas não tenho uma profissão.Hoje sou professor e amanhã?
    Por isso minha opnião é diferente do Sr. Gilberto Dimenstein, onde estão as salas de aulas com 2 professores? Cadê a qualidade de ensino que o governo expõe em suas propagandas? Cadê minha profissão?
    Esta greve não é contra os pobres, e sim contra os opressores que estão no poder, também venho de familia pobre, estudei em escolas publicas, não consegui entrar em uma faculdade pública, mas paguei 3 anos uma particular, o dinheiro que ganhava em meu antigo emprego, mal dava para pagar a faculdade, ia pra faculdade muitas vezes sem jantar. Sofri, mas venci. Me formei com a esperança de dar o meu melhor, de tentar mudar esse quadro, de tentar acertar onde os meus antigos professores erraram, me formei cheio de esperanças.
    Mas cadê minha motivação? Sou tratado como um qualquer, implorando emprego nas escolas da região onde moro, e esperando que algum outro professor falte a aula para poder substituilo. Não sei qual é meu salário no final do mês. Não posso nem fazer prestações para comprar os moveis de minha nova casa, porque não sei se poderei pagar no proximo mês.
    E a greve é contra os pobres???? Então é uma greve contra nossos próprios filhos.
    Sem mais termino aqui essa minha pequena opnião, que talvez nem seja lida pelos senhores, mas fica na minha mente que minha parte eu fiz, e eis aqui o meu protesto para que saibam que não aceitarei qualquer coisa de braços cruzados…

    André Luiz da Silva Santos,24 Varzea Paulista – SP

  64. cici
    09/03/2010 em 19:01 #

    Sou professora da rede Estadual de Ensino e concordo plenamente com Márcio Ferro, nós professores estamos cansados de tanta humilhação, dos desmandos de nosso governador e de pessoas que não conhecem a realidade das escolas públicas falarem em defesa do que não sabem e entendem. Estamos em greve, sim senhor, e não é para prejudicar os nossos queridos alunos, é para ajudá-los, protegê-los. Quero parabenizar o colega Márcio e pedir para que não desista, nossos alunos precisam de pessoas como ele.
    Abraços.

  65. Paulo Vasconcelos Alves
    09/03/2010 em 18:53 #

    Sou professor da rede estadual e municipal. Preciso dos dois cargos para poder equilibrar as contas basicas do mês.
    Para aqueles que criticam o trabalho dos professores, gostaria de convidá-los a serem professores também. Prestem os concursos da secretaria e juntem-se a nós para melhorar o quadro em que se encontra a educação. Criticar é fácil. Se sabem criticar é porque sabem fazer. Venham, vistam a camisa e seja um professor. Um professor da rede estadual e não apenas de filhinhos de papai. Deixem de demagogia. Vc é bom, então está na hora de mostrar como se ensina.

  66. Professora Lu
    09/03/2010 em 18:52 #

    -Caros colegas do Magistério público estadual, vamos acordar pra vida, chega de sermos humilhados, desvalorizados e descartados como uma mercadoria que já não tem mais serventia ainda com rótulo, essas tais categorias(…), vamos parar, vamos mostrar que somos professores sim, vamos ensinar para os nossos alunos que também sabemos defender nossa categoria, nosso oficio, esse é o momento.
    -Não se você é efetivo ou ofa, somos todos professores lutando pela mesmo ideal: “uma educação de qualidade com professores qualificados e devidamente remunerados e respeitados!
    -Lembre-se: “O nós é feito d’eus”.
    Professora Lu- Guarulhos -SP

Deixe um comentário