Dudu Tomaselli

Opiniões, críticas, meu (mau) humor e um punhado de pensamentos!



Pouca Vogal - Uma nova dupla sertaneja

Publicado em | 26 Julho 2008 |

Veja bem: o rock gaúcho sempre foi diferente do rock feito no Brasil até porque o Rio Grande do Sul só pertence ao Brasil por uma questão política. Gaúchos não são brasileiros, simples assim.

Mas nem todo rock gaúcho presta e essa é mais uma prova de que os brasileiros não são gaúchos: as bandas do sul que já fizeram sucesso no Brasil sempre foram as piores: Engenheiros do Hawaii e Nenhum de Nós.

Como se isso não fosse prova suficiente da péssima qualidade da música importada pelos brasileiros, agora o ex-vocalista de uma dessas bandas montou uma dupla com o ex-vocalista de outra banda que quase fez sucesso no Brasil.

Na hora de escolher o nome ficarem em dúvida entre Humberto e Duca e Gessinger e Leindecker e acabaram escolhendo um nome ainda pior: Pouca Vogal.

Espero que essa nova dupla sertaneja nunca toque no Rio Grande do Sul e que o show de estréia seja em Goiânia ou Barretos.

Leia também:

Comentários

  1. Felipe
    27 Julho 2008 @ 6:14 pm

    Se engenheiros do Hawaii e Nenhum de nós são bandas ruins, dizer o que de bandas como NXzero? Sem comentar que dupla sertaneja é o Caraba!!! Esse pessoal da musica brasileira puxa o saco de Ivete Sangalo e bandas de funk, que não tem uma musica que presta, mas ficam esculhanbando bandas como o Engenheiros pq eles não são puxa-saco do eixo rio-são paulo!!!

  2. Felipe Gubert
    27 Julho 2008 @ 9:07 pm

    link?
    ps: eu gosto de engenheiros :D

  3. dudu tomaselli
    27 Julho 2008 @ 9:12 pm

    Até tu Felipe? :)
    Segue o link:
    Pouca Vocal

  4. Felipe Gubert
    27 Julho 2008 @ 9:14 pm

    pior, até eu! :P
    valeu cara!

  5. Victor
    27 Julho 2008 @ 9:43 pm

    Hein, onde você ouviu músicas do Pouca Vogal?

  6. dudu tomaselli
    27 Julho 2008 @ 9:50 pm

    Victor

    Desde quando é preciso ouvir as músicas do Gessinger para saber que são ruins? Em todos esses anos ele já provou até onde pode chegar a capacidade dele. Ainda mais com um Cidadão Quem junto.

  7. João Otávio Abujamra
    29 Julho 2008 @ 12:42 am

    Meu caro Dudu….as vezes as pessoas não tem um Mac por falta de grana mesmo….aliás…ainda bem que opinião cada um tem a sua. Não gosto de sertanejo, mas não saio falando mal de um estilo musical que predomina na maior parte do país, e que por sinal esse é um país rural que depende em sua grande maioria da agricultura e pessoas do campo, que produzem pra gerar renda pra nós inclusive o $$ que vc ganha por mês. E HG não é sertanejo, tenho certeza de que é muito mais rock and roll que certos Dudu’s que existem por aí.
    Abraços a todos.

  8. dudu tomaselli
    29 Julho 2008 @ 7:52 am

    Quer dizer então que comparando o Pouca Vogal aos sertanejos eu estou na verdade falando mal dos sertanejos?
    Faz sentido.

  9. Luiz Felipe
    29 Julho 2008 @ 11:31 am

    Mas bah, onde ja se viu, tu só não gosta de Engenheiros do Hawaii e Cidadão Quem pq ñ tem a capacidade de conseguir interpretar as letras, pois estas não são como as da Legião Urbana, que ja vem(vinham) mastigadas, sem precisar nem saber saber ler e escrever para entender… pois para mim, EngHaw apresenta letras sobre as quais as pessoas que apresentam o minimo de inteligência podem descobrir e interpretar das mais variadas maneiras…
    Apoio incondicionalmente o que o Felipe escreveu sobre funk e nxzero…a primeira apela para a pornografia, erotismo para conseguir audiência, ja a segunda vem na carona de simple plan e outras.
    É uma lástima contar com críticos assim…se não gosta, ao menos respeite os que gostam, pq desse jeito todos terão o direito e o dever de criticar quem bem entenderem.

  10. Affonso Magon Chiarello
    29 Julho 2008 @ 12:22 pm

    Nao sei como alguém pode sobreviver escrevendo absurdos desse nível.

    Começou criticando o nome de um projeto que nem começou, piada.

  11. João Otávio Abujamra
    29 Julho 2008 @ 1:51 pm

    Tenho certeza absoluta que foi isso que quiz dizer, já que a música gaúcha exportada para o Brasil é de péssima qualidade. Vc poderia te-los comparado a várias outra duplas do mundo do Rock, acho que não preciso citar nenhuma né!? Mas isso seria um elogio ao pouca vogal, então vamos compará-los a algo ruim, enfim, dupla sertaneja.
    Como eu disse: cada um tem a sua opinião, essa é minha.
    Abrax

  12. Tiago André Presotto
    29 Julho 2008 @ 6:22 pm

    Nossa… Pouca vogal nem iniciou e já tem crítica. Mas quem faz uma crtitica dessa é por que não tem mais absolutamente nada para fazer mesmo. Dudu, quando vc conseguir fazer o sucesso e as obras que o Humberto conseguiu fazer, aí sim vc poderá falar que o trabalho do cara é ruim. Não conheço nem um disco seu, nem um artigo públicado seu, nem um livro seu… Humberto diria: “mais fácil falar do que fazer”. Mais uma coisa, acretido que vc não entende nada de Rock Progressivo dos anos 70 e 80, e nem de MPB. E se vc acretida que Pouca Vogal e sertanejo, o que eu acredito que não será, qual seria o problema???

  13. Abu
    30 Julho 2008 @ 1:08 pm

    Luiz Felipe, não é que eu queira defender o NxZero, na real precisou uma banda gringa pra que isso virasse modinha no Brasil, vcs podem falar que aquilo é emocore, mas na real essas bandas já vinham lutando antes de tudo junto com a marcha hardcore, agora ficam com a fama que não fizeram os corres deles.
    PS: eu não gosto de NxZero

  14. Stéphanie
    4 Agosto 2008 @ 12:43 pm

    olá, fiquei muito triste com a saida do HG dos Engenheiros do Hawai. Achei ridicula essa atitude dele. Mas levando em consideração que “há um tempo certo para tudo, cedo ou trade chega o dia” gostaria de saber quais foram os verdadeiros motivos que o levaram a sair de uma banda proeminente e se aventurar nesse novo desafio. Os engenheiros do hawai continua na estrada mesmo sem HG?
    Bjus

  15. Juliana Eluize Kureke
    5 Agosto 2008 @ 9:43 pm

    Dudu Tomaselli…

    “Desde quando é preciso ouvir músicas do Gessinger para saber q são ruins?” Por favor né guri. Tu gostaria q de uma hora para outra, em um novo projeto teu de tua vida,ou, algo q fizeste anteriormente, alguém viesse e de primeira mão logo desconsiderasse todo o trabalho q tiveste? Sinceramente, é por isso q nós naum evoluímos intelectualmente mesmo. Se naum damos a chance para as pessoas, ou seja, ouvimos o q querem dizer, fica realmente difícil aceitar Gessinger (no seu caso). Quanto ao seu novo projeto, bom, as pessoas precisam de coisas novas. Mas como existem pessoas q preferem ficar alineadas na cultura de massa…
    Bom proveito…

  16. dudu tomaselli
    6 Agosto 2008 @ 12:53 am

    Oi Juliana

    Um vazio, uma alcatra ou uma maminha nunca vão ser uma picanha.
    Mesma coisa no caso do HG.

    abrs

  17. Tothe
    6 Agosto 2008 @ 6:57 pm

    Esses caras q criticam EngHaw é pq ñ conhecem o trabalho do HG…
    Ahh… e outra, a té onde eu sei HG e DL vão fazer um DUO com Guitarras, coisa q sertanejos ñ fazem, isso é mais uma prova da capacidade de criatividade de Humberto…

    Vlw abraçoss

  18. Juliana Eluize Kureke
    6 Agosto 2008 @ 9:52 pm

    não irão mesmo. mas me responda por favor: o q (quero q me fale explicitamente)? o q q vc naum gosta no HG? Suas músicas? Sua origem gaúcha? Depois q me esclarecer bem, ai posso compreender o q tu quiseste dizer com a tua crítica.

    bjo

  19. Cecilia
    7 Agosto 2008 @ 4:44 am

    Caro Dudu…que preconceito é esse cara!!?

    Seria “interessante” tu ler um pouco mais, procurar conhecer a história e geografia desse país, talvez aí tu saberias que o RS possui papel muito forte na história do Brasil, caso tu nunca tenhas “ouvido” falar, o RS foi palco da “Guerra dos Farrapos”, a maior guerra civil do país, e também o conflito armado que durou mais tempo nas Américas… entre outras questões importantes, mas, deixo isso contigo, procure se informar, desliga a tv um pouco que tu consegues..

    E caso tu não saibas tbm, todas as pessoas nascidas nesse país, são consideradas “brasileiras”, portanto, ninguém é “diferente”, logo, somos todos brasileiros. E, talvez tu precises entender ou conhecer um pouco mais sobre “música”, seus estilos, categorias e ou etcs, pois, quem conhece um poquinho que seja, certamente sabe diferenciar sertaneja, pagode, caipira, rock e por aí vai.
    Porque dizer que que Engenheiros é “sertanejo”, nada a ver..

    “Três coisas em demasia e três coisas em falta são perniciosas ao homem: falar muito e saber pouco; gastar muito e possuir pouco; se estimar muito e valer pouco”. (Miguel de Servantes)

  20. Juliana
    7 Agosto 2008 @ 11:30 am

    engraçado…
    pq naum postou a pergunta q fiz?
    perguntei algo tão errado assim?

    bj

  21. dudu tomaselli
    7 Agosto 2008 @ 9:50 pm

    Juliana

    Antes de mais nada, eu não passo o dia na frente da tela de administração do blog respondendo comentários. É uma pena, mas tenho mais o que fazer da vida.

    Respondendo a tua pergunta: música é uma questão de gosto - ruim, bom e nenhum. Tu quer alguns motivos pra não de gostar de EH?
    Que tal esses:

    - O som da banda é um feijão com arroz sem inspiração e sem criatividade. As melodias são sem graça e mais enjoativas do que chocolate branco.
    - As letras não possuem criatividade. São textos que parecem escritos por um estudante de 12 anos que descobriu a poesia ontem e acaba misturando literatura básica com intenção de parecer inteligente:

    Ex.: “no ar da nossa aldeia / há rádio, cinema e televisão / mas o sangue só corre nas veias / por pura falta de opção”.

    Ou então: “um ciclone atravessou as nossas vidas / de repente tudo fora do lugar / hoje eu sei, só a mudança é permanente”

    Quem gosta de Engenheiros costuma (costuma) ter um conhecimento musical muito pequeno. Não conhece quase nada de rock alternativo e normalmente cresceu ouvindo música em rádio e na televisão (que só toca música popular), mas nunca teve interesse em procurar saber o que anda acontecendo no restante do mundo (em termos musicais).

  22. Juliana Eluize Kureke
    8 Agosto 2008 @ 10:39 pm

    Dudu

    Entendo perfeitamente, quanto a tu ter outras coisas para fazer. Desculpe que me expressei ironicamente. Tinha apenas a intenção de esclarecer a sua “aversão” a EngHaw. Tudo bem. Tu naum gostar. Ainda bem, que existem gostos diferentes. Não tenho a intenção de defender, ou, concordar contigo; apenas gostaria de entender o seu ponto de vista.

    Compreendi. Estou satisfeita. Obrigada.
    E, novamente, desculpe-me se me expressei mal.

    bj

  23. Juliana Eluize Kureke
    8 Agosto 2008 @ 10:43 pm

    Quando algo me deixa curiosa, procuro resolver o mais rápido possível. Tbm tenho coisas p fazer da vida, q ficam muito além de críticas de blogs… Gostei de tua crítica, mas gostaria de entender alguns pontos. Tu me esclareceu.

    Ponto.

  24. valdo
    11 Agosto 2008 @ 8:01 pm

    Com certeza o cara que escreveu esse artigo nao sabe nada de musica, deve ter sido algum desocupado que contrataram pra escrever isso , porque enghaw talevez seja a melhor banda do país em temos de musicalidade
    e letras!! Humberto Gessinger alem de cantar pra caramba, ele saber musica como ninguem!!!!
    pô Dudu ta bom de arrumar outra coisa porque comentar sobre musica nao dá não!!
    valeu!!!

    Valdo

  25. dudu tomaselli
    11 Agosto 2008 @ 10:11 pm

    Valdo

    Se eu não entendesse nada de música com certeza diria que os Engenheiros são a melhor banda do brasil. :)

  26. Filipe
    11 Agosto 2008 @ 10:20 pm

    Cara, discordo quanto a crescer assistindo tv e ouvindo rádio, sou fã dos enghaw, e nunca fiz isso, geralmente quem gosta deles, ouve floyd, lê bons livros (kafka), acho que vc deve estar falando de pessoas conhecidas de ti, e está generalizando, Nxø é mesmo, uma banda de mercado, dessas bandas novas de “rock” do Brasil, não vejo nada demais…diferente do que aconteceu como nos anos 80, onde sim, surgiram monstros da música nacional, bons instrumentistas etc.
    Você pode me citar uma banda, que não faz feijão com arroz hj, que não toque em canais pop’s na tv, olha a mtv, o que virou….um lixo, alguns poucos programas se salvam, isso sem nem citar revistas especializadas de música…o legal disso tudo aqui é poder discutir em alto nível sem falar que isso é merda ou aquilo é porcaria….respeito a sua opnião, mas cara sertanejo, acho que vc foi infeliz ao dizer isso, até mesmo pq, não vai tocar em rádios por aí…
    Toda matéria pode ser difícil de se compreender, qdo é desconhecida, analisar o superficial, a casca é fácil…falar pelo que todo mundo ouve é fácil…a maioria está a seu favor…abçs de um fã de fé enghaw!

  27. dudu tomaselli
    11 Agosto 2008 @ 10:24 pm

    Filipe

    É claro que eu generalizei. Mas quem ouve Engenheiros dificilmente procura descobrir bandas novas e acha que o mundo é o que toca na mídia (mesmo sem gostar) e isso também é uma generalização. É claro que nem todo fã dos EH é assim.

    Mas dizer que não existe uma banda que não faça feijão com arroz é falar sem conhecimento de causa. Tu já ouviu Walverdes, Wado ou China? Ou então Ungdomskulen, ou Les Savy Fav?

    abrs

  28. Filipe
    11 Agosto 2008 @ 10:40 pm

    Cara, vc tá generalizando, quando fala de feijão com arroz, se já ouviu a fundo pink floyd, Simon & Garfunkel, se a gente ficar falando é redundante…acho que cada estilo, é estilo, acompanho o movimento hard core a 10 anos aqui em Sampaulo, não sou fã, mas vi essas bandas virar o que são hj, e sei, que idealismo x mídia= nada.
    Olha o nenhum de nós…deixou bem dizer o cenário musical brasileiro, para fazer, e traçar os rumos da banda, os sonhos e ideais deles…acho que o Humberto está fazendo isso, se vai dar certo ou não, quem viver verá, até mesmo pq, acredito, que projetos assim, são mais por um lado de se auto realizar com o trabalho, do que com sucesso.
    Cara, vc deu uma boca dica pra formar opnião sobre essas bandas que tu me falaste.
    abçs!

  29. Felipe Rubert
    12 Agosto 2008 @ 9:12 am

    Fico triste em pensar que pessoas como esse DUDU TOMASELLI estejam dominando o cenário musical nesse país.
    Gostaria de saber se existe alguma banda ATUAL, ou até mesmo antiga que tenha a capacidade de criação que engenheiros tem ou teve.
    Se você acha que o rock gaucho é muito ruim, sugiro que ouça as bandas que fazem sucesso atualmente, e use um pouco da inteligência que deve estar em muita falta na sua cabeça.
    Se essa nova parceria será uma nova dupla sertaneja eu ficarei com pena de duplas como vitor e léo e cesar menotti e fabiano pro exemplo, que nem nos maiores sonhos terão a capacidade de criação que esses dois tem.
    Espero que você reflita um pouco mais sobre o que diz e assim tome consciência das “asneiras” que tu está falando.
    Agradeço cada vez mais por ter tido a oportunidade de ter ouvido engenheiros e fico triste por saber que vc pode ter tudo MENOS CULTURA MUSICAL.

  30. rapha
    12 Agosto 2008 @ 8:30 pm

    curioso que sou fã de EH, e conheço varias bandas que não estão na grande midia, acho mais sincero apenas tu falar que não gosta de Enghaw pelo simples fato de não gostar mesmo, do que ficar falando mal dos fãs da banda…
    ex: eu não gosto pagode e nem por isso falo mal dos pagodeiros… e assim vai…
    sem contar o preconceito em falar que gaucho não é brasileiro… nossa quanta viagem… hehehehe
    abraços

  31. Mateus
    15 Agosto 2008 @ 8:29 pm

    Se a banda Engenheiros do Hawaii fosse tão ruim assim, ninguém precisaria falar mal. Não sei bem o que você quis dizer com “feijão com arroz”, mas pelo que eu entendi, não vejo mal nenhum em gostar do estilo minimalista de se fazer música. Quem faz música sabe que para cada elemento há o seu momento.
    Discordo de quem disse que pra criticar precisa fazer melhor, acho que para criticar basta conhecer, ou seja, para criticar uma banda, basta conhecer sobre música e sobre a banda, não necessariamente ser mais famoso que a banda.
    Stéphanie: O Humberto não saiu da banda e não acho a mudança de projeto uma atitude ridícula. Acho até compreensível que você pense assim, pois ninguém é obrigado a saber minúcias sobre alguma banda ou conhecer várias bandas. E finalmente respondendo a sua pergunta: o Humberto depois de mais de vinte anos resolveu fazer algo um tanto diferente da Engenheiros do Hawaii e a banda pára com ele. Provavelmente vai querer lançar também carreira solo e é quase como uma simples questão de rótulo, é uma questão de estilo musical, horizonte. Não está descartada também a possibilidade de retorno com a banda tocando os grandes hits no futuro.
    Discordo de quem falou que Legião Urbana já vem mastigada, pois a maioria das pessoas até hoje não sacou que algumas letras falam de suicídio e não de amor, ainda que as harmonias sejam felizinhas.
    Pra dizer que o rock do Rio Grande do Sul é ruim, é preciso ter certo conhecimento do Rock do Rio Grande do Sul, eu infelizmente não tenho este conhecimento, mas gosto de Engenheiros do Hawaii, Cachorro Grande e não gosto de Nenhum de Nós e Reação em Cadeia e isso é uma questão de estilo, que nada tem a ver com qualidade. E mesmo nxzero tem qualidade musical, como também pagodeiros, duplas sertanejas, que até talvez tenham letras boas e provavelmente ralaram para chegar na mídia, mas eu não curto estas coisas e também não sei se funk teria alguma qualidade musical, acho que não tem nenhuma.
    Não entendi bem o que, para vocês, seria música boa. Parece que estão falando que a única música boa seria a música erudita ou a música que não chega perto da mídia.
    E para finalizar, em relação às letras do Humberto, românticas, políticas ou cheias de clichês, são coisas que me agradam e me convém dizer que são boas.

  32. Rafael P
    16 Agosto 2008 @ 6:28 pm

    fique vc sabendo, cara que fez o post, que engenheiros do hawaii, foi eleita a banda mais inteligente do mundo, e gessinger ganho o titulo de letrista mais inteligente do mundo, sabe quem fico atras dele? nada mais nada menos que fred mercury e bob dylan.
    e da onde vc tiro essa ideia de banda sertaneja? piro?
    e o nome pouca vogal provem do lógico, gessinger + Leindecker, vc ja conto quantas vogais tem nos dois nomes juntos? 7 vogais e 14 consoantes, pouca vogal naum seria óbvio.
    Antes de vc criticar qualquer coisa, pesquise e naum faça nehuma critica infundada, ofendendo a todos que gostam de determinada coisa.
    vc deve estar pensando que eu sou mais um dos velhos que era viciado em engenheiros nos anos 80, mais eu so tenho 15 anos.

  33. Silvano
    18 Agosto 2008 @ 12:58 am

    1°- Com relação ao RS, também acho que ele não faz parte do Brasil assim como SC e PR.
    2°- O rock gaúcho realmente possui uma sonoridad diferente do rock feito em outras partes do Brasil. Sendo assim, apesar do EH ser do RS não compartilha dessa sonoridad característica, portanto não considero rock gaúcho.
    Mas com relação ao EH, ninguém que conheça o trabalho deles de forma profunda iria fazer essas críticas sem nexo com a realidade. Eles representam e muito bem o rock nacional, eles não se resumem a “Era um garoto”, possuem CDs com pegadas mais agressivas e outras mais suaves. Reconheço que o Humberto em algumas letras “viaja” um pouco mas em muuiiitaass outras fala coisas que fazem as pessoas pararem para pensar.

    “Quem gosta de Engenheiros costuma (costuma) ter um conhecimento musical muito pequeno.”
    Que comentário infeliz que fizestes, você acha que porque conhece 4 ou 5 bandas que ninguem conhece tem um conhecimento musical alto. Eu também conheço várias que você nunca vai ouvir falar e nem por isso fico me vangloriando. Realmente o cenário underground é muito interessante porém não se deve desprezar o que não se conhece.

    Todos falaram do EH mas também quero dizer que a Cidadão Quem merece respeito, mais uma vez creio que seje por pura desinformação que falaste mal.

  34. Thiago
    18 Agosto 2008 @ 2:21 pm

    Engenheiros do Hawaii e Nenhum de nós só são consideradas bandas ruins por pessoas sem intelectualidade, e são muitos por esse Páis a fora. Bandas de modismo talvez traga alguma cultura a pessoas assim, que o que importa realmente são letras que não são necessárias reflexões. Acorda pra vida gente!

  35. Mateus
    19 Agosto 2008 @ 9:17 pm

    Rafael P
    Quero apenas corrigir que este tal concurso de letrista mais inteligente é uma alegoria criada por fãs para enaltecer Humberto Gessinger, portanto é uma inverdade.

Deixe um comentário





Antes de escrever um comentário é bom que você saiba que nem todos são publicados e os motivos mais comuns são:

Texto escrito em letra maiúscula | Ofensas e palavrões | Endereço de email inválido | Comentários sem sentido | Trolls, miguxos e clones